Artroscopia de Joelho
Figura 1:
• Ambiente da cirurgia artroscopica
• Cirurgião paramentado utilizando uma câmera introduzida no joelho, que transmite imagens de dentro do joelho para uma televisão
• Todos os recursos óticos podem ser utilizados (ampliação,contraste)
Figura 2:
Imagem de uma artroscopia demonstrando o menisco (seta) entre a superfície articular do fêmur e da tíbia
Figura 3:
Os meniscos apoiados na superfície articular da tíbia, à esquerda o menisco lateral e à direita o menisco medial
INTRODUÇÃO
A artroscopia é um procedimento cirúrgico realizado através de duas pequenas incisões no joelho, que chamamos de portais. Pelo primeiro portal, o joelho é distendido com soro fisiológico estéril, para a melhor visualização de todas as suas estruturas. Pelo portal, introduzimos o artroscópio, que consiste de um pequeno tubo – mais fino do que uma caneta – dotado de uma fonte de luz, uma lente de aumento e uma pequena câmera que permite a visualização das imagens internas do joelho em um monitor de vídeo. Pelo segundo portal, introduzimos os equipamentos, incluindo pequenas pinças e outros equipamentos desenhados especificamente para tratar das lesões do joelho.
As indicações mais comuns da artroscopia do joelho são as lesões dos meniscos, da cartilagem articular, dos ligamentos cruzados, a remoção de fragmentos soltos dentro do joelho (corpos livres) e o realinhamento da patela. Desta forma, o tempo de recuperação do paciente depende do tipo de lesão que apresentava e do tratamento realizado na artroscopia.
PREPARO CIRÚRGICO
Você deve chegar ao hospital em jejum absoluto (líquidos e sólidos, incluindo água e café) de pelo menos 8 horas antes da cirurgia.
Leve para o hospital todos os exames que tiver, incluindo as radiografias e a ressonância magnética.
No quarto do hospital será realizada a tricotomia, que é a depilação da perna que será operada. Este procedimento reduz os riscos de infecção.
Antes da operação, você receberá a visita do médico anestesista no seu quarto. Ele irá avaliar suas condições clínicas e seu histórico de doenças, ver os seus exames recentes e decidirá pela anestesia mais adequada ao seu caso. Em geral, a artroscopia é realizada com sedação sem intubação, mas é ele quem vai decidir pelo melhor método, levando em conta todas as suas condições de saúde.
A CIRURGIA
A artroscopia tem duração média de uma hora. O paciente chega ao centro cirúrgico em estado de sonolência, pois as medicações pré-anestésicas que têm a função de diminuir a ansiedade também provocam sono. Desta maneira, é possível que você não se recorde de tudo o que viu e falou dentro da sala de operações.
A equipe cirúrgica é composta pelo Dr. Camanho, que é o cirurgião, um ou dois médicos auxiliares e uma instrumentadora, além do anestesista.
Depois da cirurgia você será transportado a uma sala de recuperação anestésica, para que acorde completamente e seja levado ao seu quarto. Seu joelho sai enfaixado do centro cirúrgico e esta faixa será retirada no consultório, dentro de dois ou três dias.
Por tratar-se de procedimento pouco invasivo, em geral o paciente pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia.
O PÓS-OPERATÓRIO
Chegando ao quarto, quando estiver bem acordado e disposto você poderá comer o que tiver vontade. Existem medicamentos que estão prescritos caso você sinta alguma dor ou desconforto decorrente da anestesia. No final do dia, você poderá receber alta e sair do hospital andando, geralmente sem auxílio de bengala ou muletas. Você receberá uma receita contendo medicamentos anti inflamatórios e analgésicos que serão usados no controle da dor que você eventualmente possa ter nos primeiros dias.
A flexão (dobra) do joelho estará limitada pelo enfaixamento, portanto evite esforços excessivos. Evite andar longas distâncias ou dirigir, pelo menos até a retirada do enfaixamento. Depois de retirado, procure andar dobrando o joelho normalmente, pois se andar com o joelho “duro”, isso provocará sobrecarga das articulações do lado não operado e podem surgir dores ou incômodos. A partir deste momento, você deve fazer compressas de gelo sobre o joelho durante 20 minutos, 3 a 4 vezes ao dia. Isso deve ser feito durante a primeira semana, até seu joelho desinchar completamente. O gelo deve ser aplicado sobre o joelho, logo acima da patela (rótula). Sob nenhuma hipótese faça compressas de gelo na parte de trás do joelho.
O curativo da artroscopia pode ser lavado com água e sabonete durante o banho e você pode trocar diariamente o curativo (band-aid), até que haja total cicatrização. Eventualmente, nos primeiros dias, pode ocorrer um pequeno sangramento ou a saída de pequena quantidade de secreção (inodora e incolor) pelos orifícios da artroscopia. Apenas mantenha a pele limpa e cubra com o curativo até que seque completamente.
Nos primeiros dias, você deve movimentar ativamente seu tornozelo diversas vezes ao dia para evitar inchaço dos pés e facilitar o retorno venoso das pernas.
DÚVIDAS MAIS FREQUENTES
1) Há necessidade de tomar antibiótico?
Não. O joelho é uma articulação estéril, assim como a técnica cirúrgica que foi realizada.
2) Quando poderei entrar na piscina ou no mar?
Depois de bem cicatrizados os pequenos cortes do seu joelho, em geral após o 10º dia da operação.
3) Quando poderei dirigir?
Assim que for retirado o enfaixamento.
4) Será necessária fisioterapia? Quando?
O julgamento da necessidade de fisioterapia vai ser feito quando você retornar ao consultório, dependendo do tipo da sua lesão e da evolução do seu joelho no pós-operatório. Quando necessária, ela tem início depois de pelo menos 7 dias da operação.
5) O menisco retirado do meu joelho não fará falta?
A técnica artroscópica permite que sejam retiradas apenas pequenas partes dos meniscos, partes que estavam machucadas e que já não desempenhavam nenhuma função dentro do seu joelho, a não ser provocar dor. Além disso, os meniscos têm um potencial de regeneração que promove o crescimento parcial da porção que foi removida.
6) Terei muita dor depois da operação? Conseguirei dobrar meu joelho?
Nos primeiros dias, é normal sentir alguma dor quando apóia o pé no chão, quando tenta dobrar o joelho ou até mesmo em repouso. É um sintoma comum, afinal você foi operado e os tecidos que foram tratados estão em fase de cicatrização.
Existem medicamentos que foram prescritos para controlar este sintoma. A flexão do joelho pode estar diminuída em função do inchaço, mas pode ser realizada, respeitando-se o limite da dor.
7) Quando poderei voltar a praticar esportes?
Esta é uma questão muito individual, pois depende do tipo de lesão tratada e das condições musculares de cada um. O retorno às atividades deve ser gradual e vai ser orientado pelo médico, levando-se em conta estas variáveis. Em média, pedimos que o paciente evite as atividades físicas nas primeiras três semanas da operação.
8) O joelho incha muito depois da operação?
Existe uma tendência a haver algum de inchaço do joelho depois da operação, que vai regredir ao longo da primeira semana. As compressas de gelo, além de aliviarem os sintomas de dor, contribuem para que o joelho desinche. Alguns pacientes também podem apresentar inchaço da perna e do pé, pelo fato de permanecerem muito tempo sem apoiar, com o pé para baixo, o que dificulta o retorno do sangue das pernas para o corpo. Você pode evitar esse inchaço movimentando ativamente os pés e tornozelos, o que contribuirá para o retorno do sangue.
9) Qual a melhor posição para o meu joelho quando eu estiver sentado trabalhando?
Não coloque almofada ou travesseiro embaixo do joelho enquanto estiver na fase de recuperação (nos primeiros 15 dias). Embora esta seja uma posição confortável, a melhor posição para o joelho nesta fase é a extensão total. Portanto, se for ficar sentado por muito tempo, procure apoiar a perna esticada em um banquinho.
10) Em quais situações devo entrar em contato com o médico?
Dor muito intensa no joelho ou na perna, sem melhora com o uso da medicação prescrita.
Falta de ar ou dor no peito de início súbito.
Temperatura axilar acima de 38 graus centígrados, medida com termômetro.
Sangramento intenso ou saída de pus pelo curativo.